Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pico do Cobiçado

Ampliar imagem Pico do Cobiçado
Foto: Alexandre Berner
Pico do Cobiçado
Cadastrada por: Luciano Bender, em 24-11-2017 às 23:47
Descrição: Esta imponente montanha foi testemunha da conquista da primeira via de escalada em Petrópolis nos moldes, digamos, mais modernos: o Paredão D. Pedro II. Localizada na região da Serra dos Órgãos, é a mais alta montanha próxima ao centro da cidade. Quando vista por quem sobe pela Estrada União Indústria e arredores, seu contorno lembra o famoso Monte Cervino, também conhecido por Matterhorn, localizado nos Alpes suíços.
Como chegar à base: a partir do Centro, seguir em direção ao Morin. Deve-se subir até o final da Rua Pedro Ivo e, depois, por uma servidão e trilha até um campinho. Após o campo, encontra-se a rua que sobe pelo Caxambu. Deve-se subir pela trilha normal de caminhada, que está em perfeitas condições e bem aberta, durante 1h30m aproximadamente, em direção ao cume do Cobiçado. O acesso à base da escalada é feito pouco antes da subida final para o cume, entrando à direita de quem sobe pela trilha normal. No entanto, não existem mais vestígios da via original, que deve ser repetida com bastante cautela, utilizando-se platôs e proteções naturais para segurança. Recomenda-se, a quem ainda não possuir uma boa experiência com escalada, não tentar realizar esta via.